Se nós desistirmos, eles desistem...

on domingo, 28 de setembro de 2008




O aquecimento global é considerado o mais grave problema ambiental causado pela humanidade. A expressão aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.
Os objectivos deste post são muito claros: convidar à reflexão. Já toda a gente conhece as causas e consequências deste profundo problema, já toda a gente conhece toda a ‘teoria’ a ele associada. Mas e a ‘prática’? O quê que fazemos no nosso dia-a-dia para combater esta situação e reverter o quadro a nosso favor?
Temos hoje recursos tecnológicos capazes de reduzir as emissões dos gases do efeito estufa, mais teremos vontade política? Esta é também uma questão que deve ser devidamente ponderada. Devido ao facto de o aquecimento global ser uma questão mundial, há a necessidade de uma acção em conjunto de todos ou pelo menos da grande maioria dos países do mundo. Mais o certo, é que cada país tem suas dificuldades e prioridades, deixando assim a questão (quase) sempre em segundo plano.
Abordando agora esta questão sobre um outro ponto de vista, o aquecimento global pode ser ainda visto como uma resposta da Natureza à ganância humana no uso dos recursos naturais, além da conta, de que a natureza é capaz de repor. Essa ganância está relacionada com a busca desmedida pelo prazer, para satisfazer os nossos desejos. Os humanos confundiram a satisfação das necessidades básicas com o desejo e o prazer. Ou mudamos urgentemente a nossa relação com o consumo de recursos naturais, ou a nossa geração será responsável por alterações globais catastróficas. A nossa espécie será varrida deste planeta e, quem sabe, a natureza encontrará uma maneira de se recuperar e outra espécie surgirá para ocupar o nosso lugar no curso da evolução.
É mais do que conveniente passar do discurso à prática. Várias campanhas têm sido feitas mas está também nas mãos de cada um tomar uma posição, adoptar pequenos hábitos diários que poderão fazer toda a diferença. Reflictamos… Está mais do que na altura!


Fontes: aquecimentoglobal.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
comunidade.natgeo.com.br/forums/p/12096/68816.aspx

Dia: 27 de Setembro de 2008

0 comentários: