Progressos promissores na luta contra o HIV

on segunda-feira, 1 de junho de 2009




Uma equipa de investigadores descobriu recentemente como reactivar um mecanismo de combate ao HIV presente em vários primatas mas latente nos humanos, o que pode constituir um passo decisivo na luta contra o vírus da SIDA.



A Investigação científica no combate ao vírus da imunodeficiência adquirida ainda não encontrou, até ao momento, uma vacina, apesar das décadas de investimento. Por outro lado, também ainda não existe uma cura para a doença, embora haja tratamento com recurso a medicamentos retro-virais, que não é, no entanto isento de problemas.
Porém, recentemente uma equipa de invest
igação das Universidades da Florida e da Califórnia, liderada por Nitya Venkataraman e Alexander Cole, obteve resultados promissores no campo da protecção contra o HIV, recorrendo à retrociclina, uma proteína da família das defensinas que se provou recentemente inibir a entrada do HIV nas células humanas. Trata-se de uma proteína que, apesar de presente nos macacos do velho mundo não existe no Homem (estando ausente também nos chimpanzés e gorilas). Com efeito, o genoma humano inclui o gene que codifica a retrociclina que, no entanto, apresenta uma mutação do tipo “nonsense” que impede a sua produção.
Os investigadores descobriram um método de corrigir a mutação numa cópia do gene humano da retrociclina e testaram se a protéina resultante funcionava bloqueando a infecção pelo HIV, o que se verificou. Tal sugere que as células humanos têm latente um mecanismo de protecção contra o HIV. O passo seguinte da equipa foi descobrir uma forma de garantir a produção da retrociclina nos humanos fazendo com que a mutação seja ignorada, o que foi conseguido com o recurso a aminoglicósidos. Os autores descobriram que ao tratar células humanas com aminoglicósidos estas produzem retrociclina em níveis suficientemente elevados para inibir a infecção por HIV.Embora sejam necessários muitos mais testes para provar a segurança e eficácia dos aminoglicósidos ou similares na activação da capacidade de lutar contra ao VIH, estes resultados são encorajadores.





Data: 1 de Junho de 2009

0 comentários: